quinta-feira, 15 de maio de 2008

LUZ LARANJA

Endireita-se no muro branco que separa a areia do asfalto. Na mente, um pensamento- traduzir a cidade em que vive nas poucas e resumidas palavras. Observa o pôr do sol. Ao longe, milhares de pessoas ainda permanecem na praia, saudando a chegada da noite na grande Salvador.

A luz que finda o dia em tons alaranjados ainda ofusca seus olhos escuros, que se fecham. Ali, ouve-se gargalhadas, músicas em ritmo de percurssão e buzinas que englobam o cenário do Farol da Barra.

E ela, com o dilema de explicar como é sua cidade, ao blog...

Seu olhar extende-se de uma ponta a outra da costa. Histórias e religiosidades juntas, ali. E não por serem integrantes da amada Salvador, mas por entenderem-se, pertencerem-se, aceitarem-se cada qual no seu cada qual. Aqui, Deus, Orixás, Santos e Bíblia são unidos pela fé. Não seria difícil enxergar outros pontos turísticos da cidade. De um lado, um porto antigo, do outro o Cristo Redentor. Tudo é muito próximo, e muito receptivo.

Novamente ouve-se vozes. Dessa vez é uma baiana de acarajé, explicando ao turista o que a “nega” tem de bom. Ele parece reflexivo. Um menino passa mercando picolé, enquanto o afro endireita suas tranças presas por bolinhas brancas. Vê-se de longe brancos, negros, mestiços, mulatos, índios e tudo mais. Sim, há mais do que cores ali, há cultura.

A praia já está mais vazia, mas não menos silenciosa. O sol se pôe ainda com preguiça, deixando sua beleza no horizonte. No rosto dos habitantes dali, um sorriso. E uma cumplicidade gostosa no olhar de cada um.

Ela continua sentada, com o olhar a observar seus vizinhos. De repente, como que para deixar sua marca registrada, o sol some pelo mar azul, e ela entende que aquele sol não está lá, no infinito, mas dentro de cada baiano que vai dormir sorrindo. A palavra “felicidade” permanece na mente dela, e ela sente o que é ser baiana.



Não esqueça de dar "pause" no player do lado direito.

48 comentários:

Marindia disse...

Oi! Tdo bem? Adorei seu blog!
bju

Heduardo Kiesse disse...

sabor da terra!! viagens... sugestivas, gostei!

beijão amiga


paradoxos

Cris Medeiros disse...

Seus textos são muito bem escritos! A gente consegue ver o cenário através das linhas que escreve. Vc tem talento de cronista!

Beijos

Zek disse...

Que posso dizer ? minhas palavras são desnecessarias.
Profundo e intenso!!

Amigao disse...

Por um momento olhando com seus olhos fui transportado para Salvador que não conheço mas imaginava deste jeito que vc mostrou.

Estou retribuindo sua visita e vou ficar um pouquinho por aqui para conhecer seu blog.

beijão do amigão

Bandys disse...

Ser baiana...
trouxe esse presentinho pra voce!
beijos

selo

L.N. disse...

Poder , personalidade,carácter, tudo visivel nas tuas palavras despidas , tu mereces mesmo que te leia com mais tempo! beijo meu.

Anônimo disse...

Lindo aqui descupe pela demora volte sempre lah ok??
beijinhus
tchauuu!

Anônimo disse...

Um lindo texto de cultura e análise. Adorei

Amigos são flores que
rego à medida das necessidades.
Que abraço forte,
sem cercear a liberdade,
que amo sem esperar
reciprocidade.
Amigos são jóias raras
e a qualquer sinal
respondo com meu amor que
é sempre incondicional.

Agora tambem em parceria em:
toquedeestrela.blogspot.com
Visita e deixa a tua opinião


Um optimo fim de semana

Abraço amigo

Mario Rodrigues

Anônimo disse...

Adorei.
Eu adoro a minha cidade...:)
Beijocas.

Daniel Aladiah disse...

Escreves como quem adorna a natureza...
Um beijo
Daniel

Agulheta disse...

Auréola Branca.
Que bem descrito,que nos podemos imaginar neste lugar,gostaria de conheçer S.Salvador da Baía adorava.
Beijinho e bfs Lisa

lua prateada disse...

Como diz o outro amigo, palavras para quê?...

Nas amarguras da vida
Há sempre um quê de nós
Que nos avisa, que nos diz
"Como és querida"!...

Mas tais palavras são suficientes
Para não me sentir perdida.
E assim por aqui te deixo um feliz
fim de semana e um carinho de amiga.

Beijinho prateado
SOL

Um Momento disse...

Imaginei eu o teu olhar de ponta a ponta tentando descrever o que só o coração podia sentir...
Nas tuas palavras vivi esse momento de baiana feliz e sorridente que guarda no tempo a lembrança de uma terra contente
lINDO !!!

e... muitissimo agradecida pela Honra que me deste ao ofertar-me tal Miminho
Obrigada ...de coração

Um beijo imensamente agradecido... no teu coração

Mi*
(*)

Gustavo J. Barreto disse...

acho lindo a maneira como descreve as coisas, parabéns pelo seu talento, bjux e valeu pelas constantes visitas ao meu blog.

Odele Souza disse...

Que bonito este teu texto. E a música, uma delícia. O vídeo mostrando a Bahia está ótimo.

Um beijo.

PS. Você disse que tinha um presente aqui para mim. O que seria...?

Andréa Motta - Conversa de Português disse...

Obrigada por ter participado da blogagem. Um abraço!

Alessandra Castro disse...

Ain q saudade de viajar, com este texto até pude sentir a brisa da praia. =*

Nando Damázio disse...

Essa alegria e irreverência típica da Bahia me encanta ..
Um dia eu vou pra Bahia !!

Gostei muito do lirismo do texto !!
Abraço !!

Anônimo disse...

Muito bem escrito. Abraços d´A SEIVA

impulsos disse...

E o meu olhar seguiu o teu, através das letras e das imagens que elas me iam oferecendo...
Contemplei este momento e serenamente me deliciei com os sons que pairavam no ar...

Beijo

Éverton Vidal Azevedo disse...

Ótimo texto! E que vontade de conhecer Salvador! Terra onde "Deus, Orixás, Santos e Bíblia são unidos pela fé."

Parabéns pelo texto e pelo amor á sua terra.
Inté!

Carlos Ramos disse...

Gostei bastante dos teus textos, que não conhecia, especialmente do "Em Dobro", parabens...

Suelly Marquêz disse...

PARABENS , inaugurar o blog com a BLOGAGEM COISAS DOBRASIL,
dupla felicidade OLHOS PRETOS
SALVADOR DEVE SER O NINHO DESTA AVE MARAVILHOSA QUE SE EXPRESSA EM FRAGMENTOS DE CARINHOS E SENSIBILIDADE chegue até minas voce vai gostar!
venha pro café da tarde comer pao de queijo e ouvir musicas de milton nascimento e outros mais, beijos
tenho que continuar minha turnee, adorei te encontrar
suelly

Dr. Fácil disse...

Lindo demais. Isso é mesmo o que a baiana tem... Dá gosto de ler rsrsr. Super beijo!

Chama Violeta disse...

Hoje apenas passei para deixar-te um beijinho!
Fica bem!!!

Ela disse...

Pois saiba, que tudo ficou muito bem explicado. Tão detalhado e de tal forma, que da uma vontade grande de ir pra aí, e ver e tocar e senti a tua Bahia.

Eu adoro gente que ama e fala com orgulho do lugar onde vive.

Rita Galante disse...

Querida!

A razão da minha ausência, nestes últimos dias, já está à vista. Passa pelo meu último post e leva o que é TEU! Obrigada mais uma vez lindo ser de luz pela tua participação e partilha.

Beijinhos de Amor, Paz e Luz!

Jay Dee disse...

Uma excelente semana*

Auíri Au disse...

Cultural nossa é sempre bem vinda!!!
Religião, mistério, medo, tudo misturado a uma coisa só:
Felicidade!!!



beijos

AC disse...

Ha sempre uma razão para não se estar aqui e tu ajudaste-me a saltar até ali.

Beijo

O Árabe disse...

Difícil, realmente, explicar o que é Salvador, a quem não a conhece. Mas você se saiu muito bem! :) Boa semana.

Pedro M disse...

Olá Auréola Branca, fiquei com saudades de Salvador. Relembro a cidade de há quinze anos atrás... será que mudou muito? Sei que uma coisa não mudou de certeza: o seu povo, a sua gente :-)

Um beijo

Alda Inácio disse...

Falas com tanto amor pela tua cidade que a gente fica contagiado queendo ir correndo conhecer. Eu que estou fora do nosso Brasil faz um tempão, fico feliz de ter conhecido este trabalho da Andrea e conhecido este teu blog. Grande beijo e parabens.
Alda Inacio

jo ra tone disse...

Lindo texto como todos
«mas dentro de cada baiano que vai dormir sorrindo»
"Dizem que o brasileiro já é feliz por natureza"
Beijinho

Adri disse...

Tenho muita vontade de conhecer a BA, terra de gnt boa! Bjoka ;)

Noslen ed azuos disse...

Olá, Olhos Pretros, fico feliz pelas suas palavras, mas sempre me considero um dos piores, você sim me parece ser um ser digno de amores, é o que me passa.

No seu post lembrei de uma frase, acho que dos Novos Baianos : ‘Quando o sol se põe vem o farol iluminar as águas da Bahia’.

Estive na sua terra, Bahia, uns 3 anos atrás. Pelourinho é massa, ‘a cultura é o sol das noites na Bahia’. Fiquei 2 semanas em Morro de São Paulo que é maravilhoso, ai saudades!!!

Bjs, te espero sempre no meu blog.

NS

Sorrisos em Alta disse...

Pára com isso!!!
Ou ainda fujo para esse País!!!!
;o)))

Carla disse...

adorei esta descrição
beijos

São disse...

Continua escrevendo bem.
Beijinhos, linda.

Rita Galante disse...

Querida desculpa, passei para te dizer que tens algo no meu �ltimo post que � teu e nem agradeci o selo que me ofereceste. Obrigada do fundo do cora�o. Sabes, a Bandyz j� me tinha oferecido esse selinho, de maneira que agora, guardo a duplicar no meu cora�o.

Beijinhos de Amor, Paz e Luz

Lyra disse...

Viajo no tempo e no espaço, sentindo a emoção de cada palavra aqui lida e bebendo detalhadamente as lições de vida que essa viagem me dá.

Beijinhos e até breve.

;O)

Anônimo disse...

Adorava por ai estar nem que fosse só um pouco como não pode ser,vou-me imaginar por ai.Beijinhos aqui deste meu Pico.

Oris disse...

Fui seguindo com muita atençao o que foste descrevendo.

Excelente texto...
E também o vídeo.

Beijitos

Antônio J. Xavier disse...

Eu tb tenho família em salvador! E costumava passar minhas férias escolares ai...
E... apesar da rivalidade regional... adoro a bahia e tenho grandes amigos ai.
Antes de tudo, pessoas alegres e que fazem de tudo para deixar vc alegre como elas...
Talvez essa seja a maior qualidade do baiano e da bahia (não a alegria)... mas a vontade de fazer de todos um pouquinho irmãos, amigos, companheiros...
A alegria típica do baiano é apenas um reflexo disso.
Valeu pela visita... e obrigado pelos elogios à minha cidade.
Bjinhos

Anônimo disse...

Meu coraçao fica de joelhos á nossa amada Bahia!

Fernando Amaral disse...

Li, reli. E percebo a conversa, o barulho, os cheiros... Salvador merece.

Anônimo disse...

Oi,
sou Simone vim agradecer sua visita e conhecer seu canto.É BOM ENCONTRAR CONTERRANEOS.Bjs. Si